Por que uma Equipe?

POR QUE UMA  EQUIPE?

 

A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

*O trabalho em equipe é tudo, mas é necessário abdicar de vaidades pessoais em prol do grupo, conhecer e respeitar a intersecção de conjuntos, ou seja, do espaço de cada integrante, dos seus direitos e deveres.

Chegar a formar uma equipe multidisciplinar é o primeiro passo, mas de nada adiantaria se cada membro atuasse de modo individual, pois o ideal é a formação de um grupo interdisciplinar, com cada profissional ocupando-se de sua área específica, mas também se preocupando com o que acontece paralelamente, de forma que o tratamento seja global, integrativo e interativo, sendo fundamental a troca de informações.

É necessária a avaliação inicial abrangente, com o envolvimento de tantos profissionais quantos forem necessários. Serão traçadas a terapia de tratamento, as alternativas e reuniões periódicas para avaliar a evolução.

 

 

Participar de cursos de reciclagem profissional é importante para as nossas pretensões - o vale dos dinossauros foi extinto há milhões de anos! A ordem é reciclar-se!! 

Com objetivos, ideais e pensamentos semelhantes no início de 2000, vários profissionais uniram-se com o intuito de organizar um grupo de estudos, assim nasceu o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa de Tratamento de Feridas, de característica multicêntrica e com base cibernética.

O Núcleo é interativo, dinâmico e constante, com propostas simples e ambiciosas. Esperamos que com os auspícios deste novo milênio possamos fortalecer cada vez mais os nossos objetivos, ou seja, melhorar a qualidade de vida daqueles que assistimos.

No trabalho desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, o ideal seria uma avaliação inicial para determinar a classificação da ferida e estabelecer os profissionais intervenientes.

EQUIPE INTERDISCIPLINAR IDEAL

- Médico
- Enfermeiro
- Nutricionista
- Fisioterapeuta
- Terapeuta Ocupacional
- Assistente Social
- Psicólogo
- Auxiliar e Técnico de Enfermagem
-
Podólogo
- Técnico de Órtese e Prótese
- Farmacêutico
- Microbiologista
- Bioquímico
- Biólogo
- Bioengenheiro
- Engenheiro Agrônomo
- Médico Veterinário
- Cirurgião Dentista
- Jornalista
- Biodireito
- Assistido
- Família

PARA SABER MAIS

Consulte o Livro do Feridólogo - Tratamento clínico-cirúrgico de feridas cutâneas agudas e crônicas do Prof. Dr. Luiz Claudio Candido (autor e editor), dezembro 2006, Santos-SP.

 

VEJA TAMBÉM

O que é Feridólogo?

Ética no Tratamento de
Feridas

Abordagem Holística no Tratamento de Feridas

Aspectos Psicológicos do
Portador de Feridas

Nova Metodologia no Tratamento de Feridas

Perspectivas do Tratamento de Feridas

 

VEJA AINDA

CURATIVOS E COBERTURAS